Propostas Programa Eleitoral CDU Campo Maior

Propostas Programa Eleitoral CDU Campo Maior
cdu.campo.maior.2021@gmail.com

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

POSIÇÃO DA CDU SOBRE O CENTRO NACIONAL DE COMPETÊNCIAS PARA AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS NO SECTOR AGROFLORESTAL



Foi assinado ontem, dia 11 de Setembro, o protocolo de constituição e funcionamento do Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas no Sector Agroflorestal, em Elvas. Os grupos parlamentares dos partidos que constituem a CDU marcaram presença através do deputado João Dias, do PCP e cabeça de lista pelo círculo eleitoral Beja e de Manuela Cunha, da direção nacional do Partido Ecologista “Os Verdes” e cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Portalegre.

A CDU considera importante a constituição de uma entidade que venha a estudar e monitorizar os impactos das alterações climáticas sobre a agricultura, para os quais a CDU, nomeadamente através do PEV, tem alertado e exigido a tomada urgente de medidas e apresentado inúmeras propostas.

A CDU considera positivo que esta entidade tenha ficado localizada no INIAV em Elvas não só como forma de aproveitamento das instalações existentes mas também porque é nesta região do país onde estes impactos se sentem atualmente como muita força, prevendo-se que se agravem no futuro.

Não obstante, a CDU lamenta que no quadro das mais de 50 entidades signatárias do protocolo, não tenha sido convidada qualquer associação pertencente à pequena e média agricultura, nomeadamente da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), tendo essa confederação associados no distrito como por exemplo a ADER-Avis.

A CDU espera que, logo que este centro tenha meios e condições para funcionar e uma vez criados os postos de trabalho anunciados na área da pesquisa, estude e se pronuncie sobre o impacto cumulativo das alterações climáticas e culturas intensivas sobre os recursos naturais (solo e água) do Alentejo.

Portalegre, 12 de Setembro de 2019
O Gabinete de Imprensa da CDU

Sem comentários: