Propostas Programa Eleitoral CDU Campo Maior

Propostas Programa Eleitoral CDU Campo Maior
cdu.campo.maior.2021@gmail.com

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Museu Robinson fechado há mais de 4 meses por falta de pagamento da eletricidade




Por falta de pagamento da luz, o Museu Robinson tem as portas fechadas há mais de 4 meses.

Instalado na Igreja de S. Francisco, cuja recuperação custou milhões de euros ao erário público, o Museu Robinson tem em exposição permanente a Coleção Sequeira, composta por peças de arte sacra adquiridas pela Fundação Robinson e restauradas a suas expensas, num investimento da ordem do meio milhão de euros (se um dia houver auditoria à Fundação, talvez se saiba em rigor quanto foi gasto...).




Mas o Museu está há 4 meses fechado, com a eletricidade cortada:

- Os seus trabalhadores estão deslocados para as instalações da Câmara Municipal e chegaram a ter mais de 3 meses de salário em atraso, enquanto esperavam primeiro pela nomeação de novo Conselho Diretivo e, depois, pela sua tomada de posse, adiada, alegadamente, por gozo de férias do seu recém nomeado presidente.

- O seu espólio e instalações estão literalmente abandonados, sem os cuidados térmicos e de desumidificação que são imprescindíveis à sua boa manutenção e preservação.




Na passada reunião de Câmara, o Vereador da CDU questionou a presidente da Câmara sobre o assunto tendo obtido como reposta que "não pagavam a luz porque preferiam pagar os salários..."

A resposta foi dada pelo vice-presidente da Câmara que é também o atual presidente do Conselho Diretivo da Fundação Robinson...




Ora, quando a opção é entre pagar salários... ou abrir o Museu... ou deixar deteriorar as peças... alguma coisa não está bem...

Irão fechar os outros museus ou deixam de pagar salários?




E as peças? Deixam-se perder...?

Tem que haver um limite para a incompetência!



Sem comentários: