Alterações Climáticas na mira da CDU
A Energia Solar – uma alternativa aos combustíveis fósseis
Candidatura da CDU visita central fotovoltaica na Herdade do Couto Gamo em Nisa e passeia em barco movido a energia solar na barragem do Maranhão
A Candidatura da CDU, preocupada com as alterações climáticas e com as respostas a implementar no plano da alternativa aos combustíveis fósseis, promoveu duas iniciativas relacionadas com o aproveitamento e produção de energia solar.
Assim, no passado domingo, decorreu na barragem do Maranhão em Avis um passeio num barco movido a energia solar, no qual participaram para além dos candidatos Manuela Cunha e Manuel Coelho outros dirigentes e ativistas do PEV e do PCP.
No dia ontem realizou-se uma visita à central fotovoltaica na herdade do Couto Gamo em Nisa, com a presença das candidatas Manuela Cunha e Fátima Dias e da Mandatária para a Juventude, Adriana Bugalho.
O passeio ocorrido no barco movido a energia solar na barragem do Maranhão, permitiu a esta Candidatura verificar o quanto a energia solar poderia ser aproveitada em substituição de combustíveis fosseis em pequenos veículos ou outras pequenas instalações dependentes da energia elétrica (e.g., sinalética rodoviária, etc), caso existissem apoios, incentivos e informação mais generalizados.
Com a visita à central do Couto Gamo, a Candidatura da CDU que há muito defende esta produção energética, ficou ainda mais convicta de que a produção de energia solar no distrito de Portalegre, tal como defendeu em programas eleitorais anteriores, tem grandes potencialidades. A reunião com responsáveis da empresa promotora ExpoentFokus permitiu abordar os benefícios deste tipo de energia e esclarecer um conjunto de problemas técnicos, nomeadamente a sua ligação à rede de distribuição nacional.
Esta visita permitiu ainda aprofundar a reflexão e as dúvidas da CDU relativamente à proposta apresentada pelo PS de aproveitamento do espelho da barragem do Pisão (caso esta se venha a concretizar e não fique como mais uma promessa eleitoral) para instalação de uma central fotovoltaica. Tais dúvidas não se relacionam com a pertinência da energia em si mas sim com questões de ordem técnica, económica e de compatibilidade entre a central e outros usos da água.
Sem comentários:
Enviar um comentário