Desporto e Ambiente
É objectivo da CDU o fomentar estilos de vida saudáveis, baseados na melhoria do ambiente natural, social e na prática desportiva regular. Assim como colocar Campo Maior nos calendários desportivos nacionais e regionais.
Dinamização e conservação dos ‘espelhos de água – Barragem Caía e Abrilongo.
Criação de percursos aquáticos com visualização de espécies de nidificação e outros pontos de interesse existentes nas margens das barragens;
Fomentar a pratica de desportos náuticos
Rede de percursos pedestres, com a recuperação de antigos percursos como as rotas dos contrabandistas e o acesso aos principais locais de interesse ambiental e cultural.
Criação da ciclovia de acesso à Barragem do Caia e S. Joãozinho.
Criação de circuito de manutenção e lazer nos contrafortes da Barragem do Caia;
Dinamização e requalificação e manutenção da rede equipamentos desportivos
Reabilitação do parque desportivo das Juntas de Freguesia e criação de um parque radical.
Melhorias das condições sanitárias das piscinas descobertas
Apoio e promoção de associações desportivas do Concelho e criação de caderno de apoio
Criação da Gala Anual do Desporto, com atribuição de prémios de reconhecimento aos atletas com melhor desempenho, fomentando a competição desportiva e pratica saudável das diferentes modalidades desportivas.
Realização de eventos desportivos de âmbito nacional;
Dinamização de actividades desportivas transfronteiriças;
Criação de agenda desportiva do concelho;
Fortalecimento das relações e sinergias com as organizações ambientalistas.
Fomentar boas práticas ambientais de entidades públicas e privadas.
Desenvolvimento da Educação Ambiental com maior envolvimento da comunidade local.
Utilização das piscinas cobertas pelas crianças de ensino primário e básico.
Promoção da prática da hidroginástica.
Intervenção Social (Juventude, Saúde, Segurança, Educação, etc…)
É objectivo da CDU criar uma sociedade justa e equitativa, com a criação de condições a regeneração e qualificação do sistema social, reduzir os factores de exclusão social, reforçar a solidariedade, garantir a segurança e consolidar a identidade e vitalidade social de Campo Maior.
Inovação da Semana da Juventude, com criação de espaços desportivos, demonstrações de diferentes temáticas artísticas e debates sobre problemas; Os conteúdos dessas actividades deverão contribuir para a formação da consciência social e politica da nova geração de modo a que se crie valores de cidadania.
Criação da ‘Casa da Juventude’ – espaço de encontro, estúdio de música, apoio a actividades, realização de workshops de várias temáticas; etc
Programas orientação e ocupação de tempos livres;
Criação de centro de estudos e atendimento de apoio aos jovens carenciados.
Promoção e prática de feiras de trabalho das autarquias que valorizem a actividade profissional.
Criação de um programa de intervenção social integrado entre distintas instituições do poder central, regional e local, para actuação junto das comunidades ciganas de Campo Maior, no intuito de encontrar soluções condignas para as populações em matéria de habitação, higiene e saúde pública.
Parcerias com a Santa Casa da Misericórdia e Lar de Degolados para melhoria das condições de oferta no lar, quer no edifício sede que no serviço ao domicilio.
Colaboração mais estreita e democrática com a intervenção precoce.
Incentivar a criação de uma estrutura de retaguarda a população com debilidade transitória de saúde
Parceria para a criação de uma unidade de cuidados paliativos
Construção de uma nova casa Mortuária.
Cabe à autarquia para que junto do poder central crie equipamentos sociais, com uma posição de resolução de problemas.
Programa de Vigilância pedagógico não repressivo, em várias temáticas como alcoolismo, toxicodependência, circulação rodoviária, violência a idosos, segurança de locais isolados, polícia de proximidade.
Parcerias com o Centro de Pós Graduação e entidades de ensino para a criação de uma oferta permanente de formação.
Incentivo à criação de parcerias entre as entidades de ensino público privadas para uma melhoria do sistema de ensino, nomeadamente ao nível do pré-escolar e ensino básico.
Institucionalização de medidas de apoio a uma maior proximidade do cidadão à justiça, nomeadamente através da criação de um balcão judicial em Campo Maior, onde possa existir, designadamente, apoio jurídico aos cidadãos carenciados
Combate ao processo de privatização ou outras formas de gestão que afastem as populações processo de participação e controle de decisão.
A gestão democrática das autarquias íntegra é indissociável de uma política que atenda a condição de trabalhos e problemas dos trabalhadores da autarquia.
LUTA pelo DIREITO ao emprego, a reformas condignas, ao acesso a uma saúde universal e gratuita e a um ensino digno para todos
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Programa Eleitoral da CDU - parte 4
Etiquetas:
Autárquicas 2009,
Local
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Caros amigos e camaradas
Apesar do que sucedeu é importante que este blog se mantenha.`´E necessario continuar a luta e esclarecer a população. Vai-se atravessar uma situação muito critica. É importante a voz da CDU/PCP. A luta continua por uma sociedade livre, mais democratica.
Avante até à vitoria final
Enviar um comentário