Propostas Programa Eleitoral CDU Campo Maior

Propostas Programa Eleitoral CDU Campo Maior
cdu.campo.maior.2021@gmail.com

terça-feira, 11 de setembro de 2012

11 de Setembro de 1942, de 1970, de 1973... 2011!

"...pagaré con mi vida la lealtad del pueblo..."
 
11 de Setembro de 1942. Morre assassinado o Secretário-Geral do PCP, Bento Gonçalves, no campo de concentração do Tarrafal. No Tarrafal não havia câmaras de gás, como nos campos de concentração nazis, mas os presos eram submetidos a um regime de morte lenta - por isso ficou conhecido como o «Campo da Morte Lenta».

Setembro de 1970: tentativa de genocídio (calcula-se que cerca de 10 000 mortos) dos refugiados palestinianos na Jordânia (onde se tinham abrigado na sequência da Guerra dos Seis Dias), que ficou conhecido como o Setembro Negro.
 
11 de Setembro de 1973. no Chile o Presidente Salvador Allende que três anos antes tinha sido eleito democraticamente com 36,2% dos votos expressos foi sitiado no Palácio de la Moneda, sendo deposto e morto a mando da Junta Militar e do seu chefe, o general Augusto Pinochet, com o apoio dos Estados Unidos e da CIA. Este golpe de estado, um dos mais violentos da história da América Latina, pôs fim a uma experiência única, a da implementação do socialismo por via democrática e esteve na origem de uma ditadura militar que iria manter-se até 1990. Mostrou também a hipocrisia política de uma potência mundial que se afirmava como guardiã da liberdade.

11 de Setembro de 2001. São atacadas as torres gémeas do World Trade Center em Nova York cuja autoria se atribui à organização fundamentalista islâmica Al-Qaeda. Morreram milhares de vítimas e abalou o mundo mostrando a vulnerabilidade a que todos, mesmo uma grande potência, estão sujeitos. A discussão, embora por vezes não tão aprofundada como deveria ser, sobre o terrorismo e sobre a complexa relação segurança/liberdade ainda hoje se mantém.
 
Estranha coincidência que os órgãoes de comunicação social, façam apenas referência ao último 11 de Setembro! Quando o número de mortos foi bem superior em 1973!
 



 

Sem comentários: